Dicas para tirar manchas
DICAS PARA TIRAR MANCHAS
SO ROUPAS LIMPAS:
Devem ser passadas,pois o calor fixa a mancha ou a sujeira.
TINTA DE CANETA:
Deixe de molho em leite natural.
SANGUE EM TECIDO:
Cubra a mancha com uma pasta de maisena e água fria.Esfregue ligeiramente.Deixe secar e lave com água oxigenada.
PERFUME:
Coloque a mancha sobre uma material absorvente branco e limpo, esfregue com algodão embebido com álcool.Deixe secar e lave.
SUOR:
Coloque a peça de molho em água morna e vinagre.
BATOM:
Passe vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão.
GORDURA:
Coloque talco, deixe um tempo e escove.
CAFÉ:
Passe rapidamente sobre o local uma pedra de gelo, depois seque com uma toalha, em seguida lave a roupa normalmente.
MERCURIO CROMO:
Em tecido, passe rapidamente sobre o local um pedra de gelo.
FERRO MUITO QUENTE:
Passe um algodão embebido em água oxigenada e esfregue no lugar ate sair.
VINHO RECENTE:
Molhe o local em um pouco de leite morno, levemente adoçado.
VINHO TINTO:
Ferva em leite, deixe de molho ate a mancha desaparecer.Depois lave.
FERRUGEM EM ROUPAS BRANCAS:
Aplique suco de limão e sal, depois coloque a peça ao sol por alguns minutos.
MANCHA EM SAPATO DE COURO CLARO:
Limpe com leite ou batata crus.
MANCHA MARROM DO FERRO DE PASSAR:
Limpe com uma solução de vinagre e sal aquecida.
Dicas para manter a cor da roupa sempre viva!
Quem aqui não tem em seu guarda-roupas aquela peça especial? Seja por ter um caimento como uma luva, te deixar mais magra ou até mesmo pela cor favorecer o seu tom de pele, enfim, quando a encontramos queremos usá-la por muitas vezes, porém o difícil é mantê-la impecável por muito tempo.
É frustrante ver aquela peça de roupa maravilhosa mudar depois de algumas lavagens. Na maioria das vezes a roupa não fica mais com o mesmo aspecto, começa a desbotar, fica amarelada e perde aquela cor viva.
Para que isso não aconteça, alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente é importante conhecer o tipo de tecido, para então utilizar o método correto na hora da lavar, secar e passar a roupa.
Hoje em dia temos uma infinidade de tipos de tecidos, que são classificados primeiramente como sintéticos ou naturais.
Dicas de manutenção das suas roupas, de acordo com o tecido.
Dentre as fibras naturais destacamos a seda, o algodão, a lã, a flanela e o linho.
Seda
As sedas naturais ou artificiais, devem ser lavadas com muito cuidado. Se forem coloridas, verificar primeiramente se as cores são firmes.
Para isso molhe uma extremidade do tecido, apertando-o bem várias vezes dentro da água.
A seda é macia e confortável. Apesar de não enrugar com facilidade, é pouco resistente às lavagens, ao suor e às nódoas. Lave-a em temperaturas baixas ou a seco. Nunca a centrifugue. O ferro deve ser morno e sem vapor.
Seda branca – Para tirar o amarelado do tempo, depois de lavada e enxaguada mergulhe a peça por completo num recipiente contendo água e 1/2 litro de leite cru, por alguns minutos. Depois enxágue novamente e lave a peça com sabão.
Seda colorida – Para uma peça de cor firme, acrescente à última lavagem, uma ou duas colherinhas (chá) de açúcar. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro ainda úmida. Se a roupa soltar tinta, não a coloque de molho; ensaboe-a e enxágüe rapidamente para que não manche.
Na última lavagem, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.
Algodão
O algodão é bastante resistente, de fácil lavagem e manutenção. Por ser extremamente confortável, é freqüentemente utilizado em roupas do dia a dia. Uma peça de algodão colorida deve ser lavada separadamente na primeira vez. Aguenta o ferro quente e pode ser passada pelo lado direito e com vapor.
Um kit que na minha opinião considero valer muito a pena é o “Compre Junto“. Ele contém uma máquina de lavar com capacidade de até 8 kg, uma centrífugacom capacidade de até 10 kg e um ferro de passar elétrico sem fio. Eu comprei e acho ótimo, porque consegui renovar minha lavanderia gastando pouco. Além do que o ferro sem fio é muito mais prático, porque agora posso passar as roupas em qualquer lugar da minha casa.
Nas primeiras lavagens recomendamos dissolver bem o sabão em pó, de preferência em água abundante, para só depois mergulhar a peça.
Após a lavagem, retirar o excesso de sabão em pó em água corrente. O excesso de sabão em pó (devido à agressividade de certos sabões), retira a proteção natural do algodão, bem como o amaciante aplicado durante o processo fabril, o que favorece um prematuro aspecto de envelhecimento à peça.